top of page

Plano de aula 3

  • Foto do escritor: bionavega
    bionavega
  • 18 de jan. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 17 de fev. de 2022


VACINAS X FAKE NEWS


1) Conteúdo(s):

  • Vacinação e Fake News.


2) Objetivo(s):

  • Reconhecer a importância da vacinação como ação coletiva para prevenção de doenças.

  • Conscientizar os estudantes sobre a importância das campanhas de vacinação na saúde pública.


3) Competências que podem ser exploradas (BNCC)

(CG1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


(CG5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


CG7) Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.


(CG10) Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Fonte: BRASIL, 2018.


4) Público-alvo: 1ª e 2ª série (Ensino Médio).

5) Tempo de duração previsto: 6h/aula*

*Podendo ser ajustada de acordo com o desenvolvimento da turma.

6) Estratégias pedagógicas:

De acordo com o modelo proposto por Carvalho (1998) apud Nascimento (2016) as atividades aplicadas de acordo com a sequência de ensino investigativo abrangem 5 etapas fundamentais, desta forma, divididas em:

1) apresentação do material e problematização;

2) experimentação;

3) sistematização coletiva;

4) sistematização conceitual;

5) avaliação.


Logo abaixo são descritos os procedimentos metodológicos para cada uma das etapas citadas anteriormente.

A etapa 1 representará o momento de apresentação do material a ser exposto, além de marcar o início da atividade de acordo com o ensino investigativo por meio da questão problematizadora. Para isso, a problematização consistirá na utilização da figura 1.


Figura 1- Manchete de uma reportagem sobre vacinação.

Fonte: Modelli, L. BBC NEWS, 2021. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44706026>. Acesso em: 04 de maio de 2021.


Após os primeiros aspectos expostos pelos estudantes sobre a figura 1, uma segunda (figura 2) será exibida a fim de discutir fatores que os mesmos consideram que poderiam explicar a redução vacinal no país.


Figura 2- Gráfico da pesquisa sobre vacinação mostra dados sobre Fake News.


Na etapa 2, ocorrerá a experimentação. Nesta etapa, o docente exibirá no projetor algumas frases que circulam na internet sobre vacinas.


Figura 3- Exemplos de notícias falsas e comuns que circulam na internet.

Fonte: Dias, L. C.Jornal da Unicamp. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/luiz-carlos-dias/desmentindo-fake-news-sobre-vacinas>. Acesso em: 04 de maio de 2021.


Ao visualizar as postagens, os estudantes terão que levantar uma plaquinha (figura 4) que conterá dois lados, assim, indicarão se a notícia recebida anteriormente é verdadeira ou uma Fake News a partir dos seus conhecimentos prévios.

Figura 4- Placas de informação “verdadeira” e “Fake News”.

Fonte: O autor, 2021.


Para etapa de sistematização coletiva, os alunos terão que inicialmente apontar os critérios que os fizeram exibir a placa que aceitava ou não os posts recebidos na etapa 2 (experimentação). Após as discussões realizadas coletivamente, os estudantes terão que formar trios e juntos validar com argumentos as notícias recebidas anteriormente e apontar os trechos que são verídicos ou não e o porquê.

Logo que todos os trios justificarem as suas respostas, o professor exibirá a figura 5 a fim de estimular que os seus estudantes continuem participando da discussão, buscando entender o que a figura pode representar, relacionar o evento exposto na figura a cenários já vivenciados e por fim, discutir como cenários abordados na figura podem refletir na atualidade.


Figura 5- Revolta da vacina.

Fonte: Catraca livre, 2021. Disponível em: <https://catracalivre.com.br/educacao/historia-do-brasil-videos-explicam-a-revolta-da-vacina/>. Acesso em: 14 de maio de 2021.


Para etapa de sistematização conceitual, os alunos, ainda em trios, deverão acessar a plataforma EduCaixa (https://educaixa.org/microsites/XploreHealth/Aprueba%20una%20vacuna/Contenidos/recursos_aux/index.html) com a finalidade de compreender como as etapas de produção de vacina funcionam antes que ocorra a sua aprovação.


Figura 6- Imagem da página EduCaixa.

Fonte: EduCaixa, 2021. Disponível em: <https://educaixa.org/microsites/XploreHealth/Aprueba%20una%20vacuna/Contenidos/recursos_aux/index.html>. Acesso em: 30 dezembro de 2021.


Por fim, a última etapa, consiste na avaliação. A avaliação desta atividade consistirá em duas etapas. A primeira se baseará na participação e envolvimento dos alunos ao longo da atividade. Já a segunda etapa consistirá em um material informativo sobre checagem de notícias recebidas no WhatsApp. O material poderá ser confeccionado online utilizando aplicativos como o Google Meet para a realização da reunião e Canva para produção dos informativos.

Após produção e correção com auxílio dos docentes de Língua Portuguesa, o material final pode ser compartilhado nas redes sociais da escola.


7) Materiais:

7.1) Didáticos:

  • Contato Biologia 1º ano (Ensino Médio), 2016.

  • Contato Biologia 2º ano (Ensino Médio), 2016.

  • Ser Protagonista: Biologia - 1º ano (Ensino Médio), 2014.

  • Ser Protagonista: Biologia - 2º ano (Ensino Médio), 2014.

  • Coronavírus: explorando a pandemia - (volume único), 2020.


7.2) Paradidáticos:

  • Notebook;

  • Projetor.


8) Resultados esperados:

Ao final da aplicação da atividade investigativa, espera-se que os alunos consigam compreender a importância da vacinação como medida profilática no combate a doenças. Além disso, espera-se que os alunos entendam como as notícias falsas podem acarretar em prejuízos não apenas para a Ciência, mas para toda a comunidade.


9) Bibliografia

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.


CATANI, André et al. Ser Protagonista: Biologia-1º ano ensino médio. São Paulo, Brasil: Edições SM-Didáticos, 2014.


Cerca de 5% dos pais que não vacinaram filhos no RS acreditam em fake news, revela estudo da Secretaria da Saúde, 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2019/11/12/cerca-de-5percent-dos-pais-que-nao-vacinaram-filhos-no-rs-acreditam-em-fake-news-revela-estudo-da-secretaria-da-saude.ghtml>. Acesso em: 04 de maio de 2021.


Dias, L. C. Jornal da Unicamp. Desmentindo as principais fakes news sobre as vacinas. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/luiz-carlos-dias/desmentindo-fake-news-sobre-vacinas>. Acesso em: 04 de maio de 2021.


MODELLI, L. Sarampo, pólio, difteria e rubéola voltam a ameaçar após erradicação no Brasil. BBC NEWS, 2021. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-44706026>. Acesso em: 04 de maio de 2021.


NASCIMENTO, Stephany Siqueira Barbosa et al. " Onde está o ar?" sequência de ensino investigação para a promoção da alfabetização científica de alunos do 3º ano do ensino fundamental. 2016.


OGO, Marcela; GODOY, Leandro. Contato Biologia. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016.


Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page