top of page

Plano de aula 2

  • Foto do escritor: bionavega
    bionavega
  • 12 de nov. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 25 de mai. de 2022


LUGAR DE BACTÉRIA, É ONDE ELA QUISER!



1) Conteúdo(s):

  • Microbiologia (reprodução bacteriana; habitat e importância)


2) Pré- requisitos:

  • Não há pré - requisitos.


3) Objetivo(s):

  • Observar o crescimento de colônias de micro-organismos no meio de cultura, composto por gelatina e caldo de carne.


4) Habilidades (BNCC):

(EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).


5) Conteúdo descritivo:

As bactérias são organismos procariotos, que de acordo com a classificação dos cinco reinos encontram-se agrupadas no reino monera, que inclui os procariotos, quase todos unicelulares, e um grupo de organismos multicelulares descrito recentemente. Todavia, de acordo com a classificação proposta por Carl Woese em 1977, o reino monera foi reorganizado e distribuído em dois domínios, Archaea e Bacteria, a partir da análise da sequência dos nucleotídeos do RNA ribossômico (MENDONÇA, 2016).

A diversidade de ambientes que as bactérias podem viver é imensa. Esses microrganismos estão presentes em diversos ambientes da Terra, que incluem o solo, água, ar e também no interior de outros seres vivos (OGO & OGO, 2016). Ainda sobre as bactérias, é importante salientar a vasta importância que estes microrganismos apresentam para outros seres vivos, como também para o ambiente. Desta forma, é válido ressaltar que, existem bactérias que podem causar doenças, no entanto, há inúmeras espécies de bactérias que podem viver em harmonia com os seres vivos (ESCOLA KIDS, 2021).

5) Público-alvo:

2ª série (Ensino Médio).


6) Tempo de duração previsto: 6h/aula*

*Podendo ser ajustada de acordo com o desenvolvimento da turma.


7) Estratégias pedagógicas:

De acordo com o modelo proposto por Carvalho (1998) apud Nascimento (2016) a sequência de ensino investigativo (SEI) devem ser organizadas em 5 etapas fundamentais, sendo elas, apresentação do material e problematização (1); experimentação (2); sistematização coletiva (3); sistematização conceitual (4); avaliação (5).

Logo abaixo são descritos os procedimentos metodológicos para cada uma das etapas citadas anteriormente.

A etapa 1 é o momento que a aplicação inicia com os alunos através da apresentação do material. Ainda nesta etapa, é realizada a questão problematizadora, desta forma, dando início a atividade de ensino investigativo. Para esta etapa, foi utilizado um vídeo.


Figura 1- Captura de tela do vídeo retirado do Youtube.

Fonte: Arquivo de mochila. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VjrvI6j-6b8>.


Na segunda etapa, ou etapa 2, ocorrerá a experimentação. Para esta, os estudantes realizarão a prática da cultura da bactéria.

A prática é dividida em duas etapas importantes. A primeira consiste na preparação do meio de cultura, enquanto que a segunda etapa é direcionada a coleta e crescimento dos microrganismos no meio de cultura.

Para essa, recomenda-se que inicialmente os alunos sejam divididos em trios (podendo ser alterado de acordo com o número de alunos e desenvolvimento de turma). Após organização, estes prepararão o meio. Cada trio dissolverá uma colher de gelatina (incolor) em água quente. Após, adicionar o caldo de carne, mexer até dissolver completamente. Em seguida, acrescentá-lo dentro de potinhos e levá-los para a geladeira por volta de 2 horas ou até que a gelatina apresente consistência sólida.

Empós concluir a primeira etapa, é necessário iniciar a segunda, que consiste na coleta dos microrganismos. Para isso, é necessário apanhar um cotonete limpo e passá-lo na superfície que deseja amostrar, tais como, geladeira, mesa, celular, pia do banheiro, corrimão, pia da cozinha e bochecha. Depois disso, passar o cotonete amostrado de cada meio de cultura, e por fim, fechá-lo com plástico filme.

É interessante que os alunos acompanhem os meios e o crescimento ao longo dia. Para isso, os grupos organizados previamente anotarão no caderno, assim como em um diário de bordo, os dias e aquilo que é observado em cada um desses dias em cada uma das amostras. Finalizar com o registro de fotos para diário. Pensando nisso, é importante lembrar os grupos de registrar nos potes o local de amostragem.


As etapas 3 e 4 tratam da sistematização, coletiva e individual. Para a etapa de sistematização coletiva, cada um dos grupos deverá apresentar para a turma as amostragens e observações realizadas ao longo dos dias de experimentação e suas principais conclusões. Ainda nesta, espera-se que discussões a respeito de diversidade de ambiente e organismo sejam realizadas. Já na etapa 4, que corresponde a sistematização individual, o (a) docente perguntará aos estudantes, o que vem à mente quando estes pensam em bactérias. Para isso, será enviado um link utilizando o WordArt.com, onde os alunos poderão através de uma única palavra responder. Terminando de responder, o docente deverá apresentar a nuvem formada através das palavras enviadas anteriormente. Durante essa etapa, a docente pode através de conversa lançar questionamentos aos alunos pensando nos experimentos realizados por eles, e assim, relacionar-se com outros tipos de ambientes que estas vivem, por exemplo, as bactérias que compõem a microbiota intestinal, ou as bactérias utilizadas em biorremediação, entre outros exemplos. Lançar questionamentos, desta forma, pensando que os estudantes possam refletir e interagir.

Passando os questionamentos, um outro link será enviado, e os alunos poderão escrever novamente uma palavra em relação a bactéria. Posteriormente, os alunos poderão comparar a pré nuvem e a pós nuvem, desta forma, discutir o que mudou em comparação à primeira e explanar rapidamente o porquê da segunda palavra.

A última etapa, consiste na avaliação. A avaliação consistirá na produção de uma história em quadrinho que explique “A importância das bactérias no meu cotidiano”.

A história poderá ser construída em trio e deverá seguir um roteiro de execução proposto pelos estudantes.


8) Materiais:

8.1) Didáticos:

  • Biologia. Vol. 2. 3ªed. (Ensino médio), 2016.

  • Biologia Moderna Amabis & Martho, 2016.

  • Contato Biologia 2º ano (Ensino Médio), 2016.·

  • Ser Protagonista: Biologia - 2º ano (Ensino Médio), 2014.


8.2) Paradidáticos:

  • 6 potes de plástico transparente;

  • 1 rolo de plástico filme;

  • 6 cotonetes;

  • 1 Canetão;

  • ¼ de caldo de carne;

  • 100 ml de água;

  • 1 colher de sopa de gelatina sem sabor.


9) Resultados esperados:

Ao final da aplicação da atividade, espera-se que os alunos consigam compreender a importância das bactérias para o equilíbrio do meio ambiente.


10) Bibliografia

● ARQUIVOS DE MOCHILA. Reprodução assexuada das bactérias. Youtube, 03/05/2014. Disponível em: <https://youtu.be/VjrvI6j-6b8>. Acesso em: 10 de jul de 2021.

CATANI, André et al. Ser Protagonista: Biologia-1º ano ensino médio. São Paulo, Brasil: Edições SM-Didáticos, 2014.

● Experimento: cultura de microrganismos - Como fazer meio de cultura caseiro. Youtube. Disponível em: <https://youtube.com/watch?v=3Rbnw7OZCBI>. Acesso em: 09 de jul de 2021.

● MENDONÇA, Vivian L. Biologia. Vol. 2. 3ªed. São Paulo: editora AJS, 2016.

NASCIMENTO, Stephany Siqueira Barbosa et al. " Onde está o ar?" sequência de ensino investigação para a promoção da alfabetização científica de alunos do 3º ano do ensino fundamental. 2016.

OGO, Marcela; GODOY, Leandro. Contato Biologia. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016.

PESSOA, T. M. S. C.; MELO, C. R.; SANTOS, D. R.; CARNEIRO, M. R. P. Percepção dos alunos do ensino fundamental da rede pública de Aracaju sobre a relação da Microbiologia no cotidiano. Scientia plena, v. 8, n. 4 (a), 2012.

● SANTOS, V. S dos. Importância das bactérias. Escola Kids. Disponível em: < https://escolakids.uol.com.br/ciencias/importancia-das-bacterias.htm#:~:text=Al%C3%A9m%20do%20processo%20de%20decomposi%C3%A7%C3%A3o,que%20n%C3%A3o%20pode%20ser%20absorvido>. Acesso em: 10 de jul de 2021.



Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page