Plano de aula 4
- bionavega
- 8 de out. de 2022
- 4 min de leitura
EXPLORANDO A CÉLULA!

Figura: BioNavega, 2022.
1) Conteúdo(s):
Conhecimentos básicos de Biologia (características básicas de um ser vivo).
Citologia (o que é uma célula, função e componentes).
Microbiologia (bactérias e parede celular bacteriana).
2) Objetivo(s):
Conhecer a célula e reconhecê-la como unidade estrutural dos seres vivos.
3) Competências que podem ser exploradas (BNCC):
(CG1) Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
(CG5) Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Fonte: BRASIL, 2018.
4) Competências que podem ser exploradas (BNCC):
(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
(EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Fonte: BRASIL, 2018.
5) Público-alvo: 1ª e 2ª série (Ensino Médio).
6) Tempo de duração previsto: 6h/aula*
*Podendo ser ajustada de acordo com o desenvolvimento da turma.
7) Estratégias pedagógicas:
A atividade de ensino investigativo inicia-se pela etapa de apresentação do material que será utilizado, mas que, no entanto, é caracterizada pela etapa da problematização. Ainda na primeira etapa, o docente organiza a turma e disponibiliza possibilidades para construção de hipóteses acerca da questão problematizadora. Essa etapa compreende a elaboração de uma situação problema ou pergunta, e estas têm papel de fazer com que o aluno saia da sua zona de conforto, e passem a refletir e desenvolver hipóteses, ou seja, esta pergunta não deve ser uma questão facilmente respondida com sim, não ou talvez, portanto, não incentivando que o estudante possa argumentar. A etapa 2 representa o momento da experimentação, ou seja, momento em que o problema será resolvido. As etapas 3 e 4 são caracterizadas pelos períodos de sistematização, coletiva e conceitual respectivamente. Durante a sistematização, os alunos terão a oportunidade de discutir coletivamente os principais acontecimentos experimentais na etapa 2 e também poderão formular hipóteses de acordo com as observações. E, por fim, porém não menos importante, a avaliação, onde é possível diagnosticar o conhecimento individual (BRITO, BRITO e SALES, 2018).
A etapa 1 é o momento que a aplicação inicia com os alunos através da apresentação do material. Ainda nesta etapa, os estudantes deverão ser questionados oralmente sobre os seres vivos e as características que estes possuem fazendo-os que sejam considerados organismos vivos. Durante a discussão proposta, é possível os estudantes que indiquem itens ao seu redor como vivo e não vivo e a partir disso, citar características que incitem uma discussão comparando com os outros grupos de seres vivos. Ainda sobre as características, espera-se que uma destas citadas seja a célula. Após a menção, o docente guiará a conversa e solicitará que os alunos representem através de um desenho aquilo que eles imaginam ou consideram que seja uma célula. O desenho deverá ser realizado apenas utilizando os conhecimentos prévios para explorar a criatividade e a argumentação. Após concluir os desenhos, cada aluno deverá explanar sobre o seu desenho e o que o fez desenhar as características apresentadas na ilustração. Logo após, os estudantes deverão ser questionados novamente.
Pensando nos diferentes seres vivos que temos conhecimento, como plantas, fungos, bactérias, animais, protozoários, entre outros, todos os seres vivos possuem o mesmo tipo celular? Além disso, ainda pensando nesses seres vivos, todos possuem a mesma quantidade de células?
Na etapa 2 ocorre a experimentação. Para esta, os estudantes deverão realizar a prática de observação no microscópio. Para isso, a prática será dividida em duas etapas. A primeira consiste na busca dos materiais que serão visualizados, enquanto que a segunda etapa é direcionada para preparação de lâminas e visualização das amostras.
Para a etapa de experimentação, recomenda-se que inicialmente os alunos sejam divididos em duplas, podendo ser alterado de acordo com o número de alunos e desenvolvimento de turma. Após organizar os estudantes, estes deverão levar uma amostra de organismo vivo ou que contenha um organismo vivo para observação no microscópio.
Ao definir as amostras, as duplas deverão preparar a lâmina para observar no microscópio, dando início a segunda etapa. Seguidamente, deverão desenhar aquilo que foi observado e comparar com o desenho realizado na etapa 1.
As etapas 3 e 4 tratam da sistematização, coletiva e individual. Para a etapa de sistematização coletiva, as duplas deverão apresentar para a turma os desenhos das amostras e observações. Ainda nesta, espera-se que seja realizada uma discussão a respeito das diferenças estruturais e formato, mesmo objetivando observar a mesma estrutura, a célula. A etapa 4 corresponde a sistematização individual, nesta os estudantes poderão explorar os aplicativos indicados. Nesse momento, os estudantes poderão ainda permanecer em dupla para utilizar o aplicativo Célula (EvoBook), onde poderão explorar as estruturas, para assim comparar com as observações realizadas no microscópio na etapa 2 de experimentação.
A última etapa consiste na avaliação. A avaliação consistirá em duas atividades. A primeira delas, será em grupo (os mesmo que realizam as atividades ao longo das aulas) e consistirá na produção de modelos didáticos dos tipos celulares observados, destacando as primeiras diferenças entre os demais. A segunda atividade será realizada coletivamente, a sala toda, os alunos deverão confeccionar uma linha do tempo em papel Kraft ou utilizando o Padlet (virtual). Os estudantes deverão abordar na linha do tempo os principais acontecimentos na Biologia e que contribuíram para compreender a célula como unidade estrutural e funcional, desde o descobrimento do microscópio até os tipos celulares.
8) Materiais:
8.1) Didáticos:
Biologia. Vol. 2. 3ªed. (Ensino médio), 2016.
Ser Protagonista: Biologia - 2º ano (Ensino Médio), 2014.
8.2) Paradidáticos:
Microscópio;
Lâmina;
Lamínula;
Água;
Caderno de desenho ou folha sulfite;
Lápis de escrever.
9) Resultados esperados:
Ao final da aplicação da atividade, espera-se que os alunos consigam compreender o que é uma célula e a diferença estrutural que os diferentes organismos apresentam.
10) Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRITO, Brenda Winne da Cunha Silva; BRITO, Leandro Tavares Santos; DE SOUZA SALES, Eliemerson. Ensino por investigação: uma abordagem didática no ensino de ciências e biologia. Revista Vivências em Ensino de Ciências, v. 2, n. 1, p.54-60, 2018.
CATANI, André et al. Ser Protagonista: Biologia-1º ano ensino médio. São Paulo, Brasil: Edições SM-Didáticos, 2014.
MENDONÇA, Vivian L. Biologia. Vol. 2. 3ªed. São Paulo: editora AJS, 2016.
댓글