Plano de aula 1
- bionavega
- 10 de out. de 2021
- 6 min de leitura
Atualizado: 19 de fev. de 2022
Importância da lavagem das mãos no controle da disseminação do coronavírus (COVID-19).
1) Conteúdo(s):
Virologia (Composição das estruturas virais e Viroses) e Saúde (Higienização das mãos).
2) Pré- requisitos:
Conceitos básicos de Biologia.
3) Objetivo(s):
Destacar a higienização das mãos como importante componente na prevenção e controle de infecções virais.
4) Habilidades (BNCC):
(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.
(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
(EM13CNT303) Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
(EM13CNT310) Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.
5) Conteúdo descritivo:
A Covid-19 é uma doença infectocontagiosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2, o SARS-CoV-2. Um vírus potencialmente grave e taxa alta de transmissão (BRASIL, 2021). Portanto, diante da emergência ocasionada pelo SARS-CoV-2, o reconhecimento da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a declaração de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), o Ministério da Saúde tem estabelecido medidas para resposta e enfrentamento da covid-19. Entre elas, distanciamento social, etiqueta respiratória e de higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfeção de ambientes, isolamento de casos suspeitos e confirmados e quarentena dos contatos dos casos de covid-19 (BRASIL, 2021). A higienização das mãos, quase sempre, é considerada um ato simples e sem grande importância. Contudo, a higienização correta das mãos pode ser considerada como uma medida profilática contra várias doenças, podendo, inclusive, salvar vidas (SANTOS, 2021). Algumas das formas de transmissão estão justamente ligadas às mãos devido ao contato com pessoas ou superfícies contaminadas. Isso acontece porque a mão frequentemente está em contato com superfícies que podem estar contaminadas (maçanetas de portas, caixas eletrônicos e barras dos transportes públicos) e até mesmo com pessoas doentes. É comum, por exemplo, cumprimentarmos pessoas com um aperto de mão mesmo quando estão com alguma enfermidade. Nesse momento, pode haver a troca de micro-organismos patogênicos. Por isso, a lavagem correta das mãos ainda é a medida de proteção mais fácil e eficiente contra a doença (SANTOS, 2002). De acordo com Santos (2021), se todas as pessoas lavassem as mãos corretamente e em mais vezes, muitas doenças poderiam ser evitadas, já que a via de transmissão delas seria quebrada (SANTOS, 2021).
O uso simples de água e sabão pode reduzir os microrganismos presente nas mãos, pois as moléculas hidrofóbicas que estão presentes no sabão se ligam à membrana lipídica de alguns vírus, como o SARS-CoV-2, já que essas moléculas possuem afinidade com gorduras e óleos, e ao ligar provocam o rompimento da membrana lipídica do vírus e fazem com que as proteínas e fragmentos virais sejam levados pela água (SPDM, 2021).
6) Público-alvo:
1ª e 2ª série (Ensino Médio) e Comunidade.
7) Tempo de duração previsto: 6h/aula*
*Podendo ser ajustada de acordo com o desenvolvimento da turma.
8) Estratégias pedagógicas:
De acordo com o modelo proposto por Carvalho (1998) apud Nascimento (2016) as atividades que são aplicadas de acordo com o ensino investigativo devem ser organizadas em 5 etapas fundamentais, desta forma, divididas em:
1) apresentação do material e problematização;
2) experimentação;
3) sistematização coletiva;
4) sistematização conceitual;
5) avaliação.
Logo abaixo são descritos os procedimentos metodológicos para cada uma das etapas citadas anteriormente.
A etapa 1 representa principalmente o momento de apresentação do material a ser exposto, além de marcar o início da atividade de acordo com o ensino investigativo por meio da questão problematizadora. Para isso, foram utilizadas duas estratégias (8.1 e 8.2).
8.1) Lava uma mão:
“A segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira
Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira
Lava uma mão, mão, mão, mão
Água uma mão, lava outra mão
Lava uma mão
Lava outra, lava uma.
Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira
Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira
Lava uma (mão), lava outra (mão)
Lava uma, lava outra (mão)
Lava uma
A doença vai embora junto com a sujeira
Vermes, bactérias, mando embora embaixo da torneira
Água uma, água outra
Água uma (mão), água outra
Água uma.”
Composição: Arnaldo Antunes (1995). Disponível em<https://www.youtube.com/watch?v=0OAp08bSK84>
8.2) Apresentação de imagens:
Figura 1- Regiões das mãos com maior probabilidade de contaminação.

Fonte: O Globo, 2020.
Na etapa 2, ocorrerá a experimentação. Nesta etapa especificamente, os alunos realizarão dois experimentos. O primeiro é conhecido popularmente como “dedo mágico” ou “dedo de orégano”.

O segundo experimento servirá como complemento ao primeiro e será utilizado para compreensão do princípio físico-químico observado.
Para a construção do experimento, será necessário dois potes pequenos de vidro transparente, detergente, óleo, duas etiquetas, colher e um marcador.
Primeiramente serão adicionados nos potes as etiquetas com a seguinte identificação A em um dos potes e B em outro. Ambos potes serão adicionados água até o meio do recipiente.
No pote (A) deverão ser adicionadas apenas três colheres de chá de óleo. No pote B serão adicionadas três colheres de óleo e três colheres de detergente. Misture os líquidos dos potes com auxílio de uma colher para cada pote e observe.
Acesso em: <http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/sbpc/jovem/arquivos_site/minicursos_oficinas/099.pdf> Acesso em: 02 de maio de 2021.
As etapas 3 e 4 foram adaptadas para apenas uma. Nessa etapa, ocorre a sistematização coletiva, os alunos terão a oportunidade de discutir coletivamente os principais acontecimentos experimentais na etapa 2 e também poderão formular hipóteses de acordo com as observações.
Questionamos que podem possivelmente surgir:
Primeiramente, o que aconteceu?
Por que a pimenta-do-reino foi expelida com o uso do sabão e sem o sabão, não?
Falando no sabão, por quê se fala tanto nele na prevenção de infecções? E no caso do coronavírus (Covid-19)?
Essa lavagem de mãos utilizando o sabão também é eficaz contra todos os vírus?
A última etapa, consiste na avaliação. A avaliação desta atividade investigativa consistirá na produção pelos alunos de um vídeo informativo sobre: a importância de lavar as mãos e o por quê o sabão é importante nesse combate?
O vídeo deverá seguir um roteiro de execução proposto pelos estudantes da sala e de acordo com os conhecimentos obtidos durante a aplicação em sala de aula. Após finalização, o material poderá ser divulgado nas mídias da instituição de ensino como material de divulgação e informativo.
Por fim, sugere-se que o plano pode ser aplicado de forma interdisciplinar com os demais professores da turma.
9) Materiais:
9.1) Didáticos:
Contato Biologia 1º ano (Ensino Médio), 2016.
Ser Protagonista: Biologia - 1º ano (Ensino Médio), 2014.
9.2) Paradidáticos:
Dois pratos (com água);
Dois potes pequenos transparentes;
Pimenta-do-reino ou orégano;
Detergente de cozinha.
Óleo;
Duas etiquetas;
Marcador;
Colher.
10) Resultados esperados:
Ao final da aplicação da atividade investigativa, espera-se que os alunos consigam compreender a importância da higienização das mãos.
11) Bibliografia
Antunes, Arnaldo. Lavar as mãos. Intérprete: Palavra Cantada. In: Palavra Cantada Para ficar com você. São Paulo: MCD, 2014. 1 DVD. Faixa 8.
BRASIL. Ministério da Saúde. Brasília, 2021. Disponível em<https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger#:~:text=Diante%20da%20emerg%C3%AAncia%20ocasionada%20pelo,e%20enfrentamento%20da%20covid%2D19.> Acesso em: 04 de maio de 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de vigilância epidemiológica: Emergência de saúde pública de importância nacional pela doença pelo coronavírus 2019. Brasília, 2021. Disponível em<https://coronavirus.saude.mg.gov.br/images/1_2021/17-03-Guia_de_vigilancia_da_covid_16marc2021.pdf.> Acesso em: 04 de maio de 2021.
CARDOSO A.S.C.; PAMPONET, B.S.S.; CERDEIRA, I.M.G.; ARAÚJO, B.R.N. de. Ação do detergente. Acesso em: <http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/sbpc/jovem/arquivos_site/minicursos_oficinas/099.pdf> Acesso em: 02 de maio de 2021.
CATANI, André et al. Ser Protagonista: Biologia-1º ano ensino médio. São Paulo, Brasil: Edições SM-Didáticos, 2014.
OGO, Marcela; GODOY, Leandro. Contato Biologia. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016.
NASCIMENTO, Stephany Siqueira Barbosa et al. " Onde está o ar?" sequência de ensino investigação para a promoção da alfabetização científica de alunos do 3º ano do ensino fundamental. 2016.
SANTOS, Adélia Aparecida Marçal dos. HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS NO CONTROLE DAS INFECÇÕES EM SERVIÇOS DE SAÚDE. RAS, v. 4, n. 15, p. 10-14, 2002.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Importância de lavar as mãos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/importancia-lavar-as-maos.htm. Acesso em 02 de maio de 2021.
SPDM. Associação paulista para o desenvolvimento da medicina, 2020. Disponível em: <https://www.normasabnt.org/referencias-de-sites-blogs-paginas-da-internet/>. Acesso em: 08 de abr. 2021.
Por que lavar as mãos é a melhor defesa contra o coronavírus. O Globo, 13 de nov. de 2020. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/por-que-lavar-mao-a-melhor-defesa-contra-coronavirus-24281983>. Acesso em: 13 de nov. de 2020.
Comments