top of page

Volta às aulas - Você já sabe o que fazer? O que eu faria nos primeiros dias de aula ...

  • Foto do escritor: bionavega
    bionavega
  • 18 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 3 de fev. de 2024


Figura: BioNavega (2023).


Todo início de ano, é acompanhado por formações para a equipe escolar, planejamento dos professores e organização de dinâmicas para os primeiros dias. E para muitos professores, inclusive eu, essa é uma das tarefas mais difíceis. Afinal, os estudantes retornam com muitas expectativas, por isso, se faz necessário se preparar para recebê-los e fazer com que se sintam bem ao retornar. Bom, pensando nisso, organizei esse post com algumas estratégias que já fiz esse ano e também em anos anteriores e que sempre dão muito certo.


Em relação as dinâmicas, esse é um momento muito importante para que os professores possam conhecer seus alunos, já que muitas vezes no cotidiano escolar, nem sempre é possível. Afinal, sabemos que mesmo com vários dias letivos ao longo do ano, ainda assim, são muitos objetivos necessários a serem alcançados.


Existem várias dinâmicas que podem ser utilizadas, e com as mídias sociais, facilmente encontradas. Antes de decidir qual, é importante definir qual dinâmica aplicar para qual faixa etária. Após isso, existem exemplos específicos para estudantes que você já conhece e também para aqueles que você ainda não conhece e que os alunos também não se conhecem.

Figura: BioNavega (2023).



Apresente a sua dupla

Figura: BioNavega (2023).


*** Descrição: essa dinâmica é um bom exemplo para qualquer uma das situações que eu mencionei acima. Diferentemente das dinâmicas tradicionais que ocorrem de apresentações, nesta os estudantes sentam em dupla com as carteiras (escolares) organizadas uma de frente para outra e os estudantes conversam por um tempo determinado pelo professor e sobre assuntos variados (afinal, a intenção é se conhecer). Após o momento de conversa, cada dupla vai na frente da sala e um aluno apresenta o outro através daquilo que conversaram, tais como, nome, características de cada um, lazer, habilidades, entre outros. Nesse momento, é importante solicitar que sejam criativos e também espontâneos.


5 verdades 1 mentira

Figura: BioNavega (2023).


*** Descrição: essa dinâmica também pode ser utilizada, independente das situações que já citei, pois se encaixa facilmente em qualquer público e faixa etária. Essa dinâmica pode ser utilizada como uma ótima oportunidade ver os seus alunos explorando outras habilidades, que nem sempre é possível desenvolver no dia a dia.



Cápsula do tempo


Figura: BioNavega (2023).


*** Descrição: a construção da cápsula do tempo é uma dinâmica bem conhecida e também muito tradicional. Essa atividade pode ser feita de duas formas. A primeira delas é uma forma mais atual, que é através do site FutureMe (https://www.futureme.org/), onde é possível escrever na plataforma uma carta, indicar o e-mail que receberá e quando (até 10 anos). Já a segunda, é mais tradicional, onde o aluno pode escrever essa carta para ele, onde relata as suas expectativas, metas, sonhos, entre outros itens. Após escrevê-la, é possível que seja guardada junta com as demais da turma em uma caixa ou até mesmo garrafa, para que após o final do ano letivo, os estudantes possam tê-las novamente e refletir sobre tudo aquilo escrito ao longo do ano.



Figura: BioNavega (2023).


Assim como as tradicionais dinâmicas que conhecemos, a avaliação diagnóstica também pode ser uma forma de conhecer os seus alunos. A avaliação diagnóstica pode ser compreendida como uma estratégia educacional, que possibilita avaliar o quanto os seus alunos conhecem e dominam determinados conhecimentos e habilidades. Além disso, também é possível conhecer as dificuldades da turma e também as individuais. A avaliação diagnóstica não necessariamente precisa ser uma prova formal, pode ser através de outras estratégias, tais como:


Figura: BioNavega (2023).


a) uma conversa com a turma através de questionamentos.

b) uma prática experimental para contextualizar um conceito já aprendido em outras séries e que será importante para as demais.

c) confecção de desenhos.

d) produção textual ou construção de mapas conceituais.

.

.

.

.

.

.


E aí, o que achou dessas dicas? Já chegou a aplicar qualquer uma destas dinâmicas?


Envie uma mensagem contando. Vou gostar de saber!!!






Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page