top of page

Você já deixou de preparar uma aula sobre microrganismos por falta de microscópio na sua escola?

  • Foto do escritor: bionavega
    bionavega
  • 25 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura




Você já ouviu falar sobre simuladores virtuais?


Nos últimos anos, devido ao avanço acelerado da tecnologia, o uso de estratégias tecnológicas passou a ser evidenciado cada vez mais, chegando até mesmo nas salas de aula. E através da pandemia causado pelo coronavírus, essa necessidade de conhecer e utilizar a tecnologia aliada ao ensino se tornou anda mais evidente.

Inúmeras ferramentas, antes desconhecidas pelos docentes da educação básica, ganharam maior visibilidade, e além disso, tornaram-se grandes aliadas no plano de aula, tanto no ensino remoto, quanto no ensino presencial, considerando que ainda existem escolas que não possuem um espaço ou equipamentos para realização de aulas práticas, ou que possibilite que o estudante tenha contato com equipamentos essenciais para exploração do conhecimento em determinadas áreas de estudo.

Uma dessas ferramentas conhecidas são os simuladores virtuais. Os simuladores virtuais são equipamentos capazes de proporcionarem aos estudantes a experiência dos laboratórios ou equipamentos em um ambiente virtual. Atualmente, diversas áreas estão usando esta tecnologia como medicina, psicologia, engenharias, entre outras.


A seguir, alguns exemplos de simuladores que proporcionam desenvolver atividades de diversas áreas de conhecimento, tais como a histologia e a microbiologia, com a utilização da microscopia em ambiente virtual.


1) Virtual microscope: Nesse primeiro exemplo de microscópio virtual, existem seções e uma delas é a EXPLORE, onde o usuário consegue acessar as amostras disponíveis para visualização. Existem lâminas de plantas, animais, bactérias e humana. Ainda no simulador, o usuário possui a experiência de focar a amostra da lâmina.


Figura 1- Captura de tela do Virtual Microscope.

Fonte: NCBIonetwork, 2022.


Figura 2- Captura de tela do Virtual Microscope.

Fonte: NCBIonetwork, 2022.


2) Microscópio virtual online: No segundo exemplo de microscópio virtual (microscópio virtual online) existem lâminas histológicas possíveis para observação. No simulador, o usuário também possui a experiência de controlar algumas estruturas do microscópio (intensidade de luz, macroscópio, microscópio e Charriot), com a finalidade de focar a amostra da lâmina.


Figura 3- Captura de tela do Microscópio virtual online.

Fonte: NCBionetwork, 2022.

Acesso em: https://eic.ifsc.usp.br/app/Microscopio/



Não deixe de explorar as outras postagens do perfil!!!


コメント


Post: Blog2_Post
bottom of page