Dia 7 de janeiro: Dia do leitor...
- bionavega
- 11 de jan. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2022

Na último dia 7 (sexta-feira), foi comemorado o dia do leitor. Conhecia essa data?
Bom, pensando nisso, resolvi publicar esse post, mesmo que atrasado, sugerir alguns livros que abordam o universo microscópico, e que certamente, vão te fazer enxergá-lo de forma diferente. Bora conhecê-los?

Imagem: Amazon, 2022.
Sinopse do livro:
Pesquisas recentes demonstram que os micróbios que vivem no nosso corpo afetam nossa saúde, humor, preferências alimentares e até a quantidade de picadas de mosquitos que recebemos. Eles podem causar alergias, asma e obesidade, mas também treinam nosso sistema imunológico e nos ajudam a processar os alimentos. Neste livro, Rob Knight e Brendan Buhler nos conduzem com bom humor por este universo antes invisível e abordam como fatores como o uso de antibióticos e o tipo de parto podem modificar o conjunto de nossos micróbios e alterar a nossa saúde. Este é o quinto volume da coleção TED Books, que traz livros perfeitos para quem tem uma mente curiosa e vontade de aprender cada vez mais.

Imagem: Amazon, 2022.
Sinopse do livro:
COMO ESTE SER MICROSCÓPÍCO JÁ MUDOU TANTO – E AINDA VAI MUDAR – NOSSAS VIDAS. Em 2020, um germe invisível – um vírus – destruiu totalmente nossas vidas. Estamos mais familiarizados com os vírus que nos causam resfriados ou, mais recentemente, covid-19. Mas eles também provocam uma vasta gama de outras doenças, incluindo um distúrbio que faz as pessoas germinarem como árvores. Os vírus fazem parte de nossas vidas há tanto tempo que, na verdade, somos parte vírus: o genoma humano contém mais DNA de vírus do que nossos próprios genes. Enquanto isso, cientistas estão descobrindo vírus em todos os lugares: no solo, no oceano, até mesmo em cavernas profundas a quilômetros de profundidade. Em PLANETA DE VÍRUS, Carl Zimmer, professor da Universidade de Yale e colunista do The New York Times, retira o véu sobre este mundo oculto de modo acessível e elegante. Ele apresenta as pesquisas mais recentes sobre como os vírus controlam nossas vidas e nossa biosfera – incluindo a atual pandemia –, como ajudaram a dar origem às primeiras formas de vida, como estão produzindo novas doenças, como podemos controlá-los para nossos próprios fins e como continuarão a ser parte fundamental da existência da humanidade.

Imagem: Amazon, 2022.
Sinopse do livro:
Há muito mais coisas em seu corpo do que você poderia imaginar. Cerca de 100 trilhões delas, para ser mais exato.
Para cada célula humana em nosso organismo, há outras nove impostoras, pegando carona. Você não é formado apenas de carne e osso, sangue e músculo, mas também de bactérias e fungos. Não é um indivíduo, mas uma colônia – um ecossistema. Somos apenas 10% humanos.
Até pouco tempo atrás, os micróbios eram vistos como invasores, inimigos, parasitas. Estávamos decididos a exterminá-los. Mas a ciência vem revelando uma história bem diferente: os micro-organismos comandam nosso corpo e evoluíram numa relação de estreita simbiose com os humanos – e é impossível ser saudável sem eles.
Neste livro instigante e revolucionário, a bióloga Alanna Collen apresenta as últimas pesquisas científicas e mostra de que forma os micróbios que habitam o corpo determinam nosso peso, o funcionamento de nosso sistema imunológico e até mesmo nossa saúde mental.
Além disso, mostra como as doenças modernas – obesidade, autismo, transtornos mentais, problemas intestinais, alergias e doenças autoimunes – teriam uma causa comum: o fato de não estarmos cultivando uma boa relação com nossa colônia pessoal de micro-organismos.
Esta nova perspectiva traz uma boa notícia: ao contrário de nossas células humanas, nossa colônia microbiana pode ser alterada para melhor. Depois de 10% Humano, você nunca mais vai enxergar seu corpo – e sua vida – da mesma forma.

Imagem: Amazon, 2022.
Sinopse do livro:
Diferentemente de desastres naturais, cuja destruição está concentrada em uma área limitada por um período de dias, doenças infecciosas têm o terrível poder de destruir o cotidiano das pessoas em escala global, consumindo de forma avassaladora recursos públicos e privados e interrompendo o comércio e o transporte.
No mundo de hoje, é muito fácil deslocar pessoas, animais e materiais pelo planeta, mas os mesmos avanços que tornaram as infraestruturas do mundo moderno tão eficientes também transformaram as epidemias e pandemias em situações praticamente inevitáveis. Como as explosões da Covid-19, Ebola, Mers e Zika demonstraram, estamos lamentavelmente despreparados para lidar com o colapso mundial. Então o que pode – e deve – ser feito para nos proteger do inimigo mais mortal dos seres humanos?
Com base no que há de mais recente nas ciências médicas, em estudos de caso, pesquisas e lições epidemiológicas aprendidas duramente, Inimigo mortal explora os recursos e programas que precisamos desenvolver para nos manter a salvo de doenças infecciosas. Os autores mostram como devemos enfrentar essa nova realidade em que muitos antibióticos não curam mais, o bioterrorismo é uma certeza e a ameaça de outra pandemia desastrosa é cada vez maior. Somente entendendo os desafios que estamos enfrentamos podemos impedir que o impensável se torne inevitável.
E aí, conhecia algum destes?
Boa leitura!!!
留言