top of page

5 de agosto, Dia Nacional da Saúde

  • Foto do escritor: bionavega
    bionavega
  • 5 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura

Muito além da ausência de doenças, é preciso considerar o bem-estar físico, mental e social.



No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde. Para reconhecer a importância da data, é preciso entender antes, o significado de saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito de saúde como não apenas a ausência de doença, mas o estado de equilíbrio físico, mental e social.

Essa data foi criada com a intenção de despertar na população a consciência do valor da saúde. Pensando nesse objetivo e na relevância da data, é importante pensar em estratégias para serem levadas para a sala de aula e aplicadas com os estudantes.


1) Plano de aula:


2) Feiras Científicas:

As feiras científicas são vistas como importantes ferramentas educacionais para despertar interesse dos estudantes para o ensino científico. Ademais, o ensino por meio dos projetos permite que o discente desenvolva habilidades cognitivas, além de impulsionar o sentimento de curiosidade pela Ciência (SILVA et al., 2018; DE SOUSA et al., 2020). Um tema interessante para desenvolver em uma feira são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além de um tema atual e muito presente no cotidiano dos estudantes é possível desenvolver diversas propostas com todos os componentes curriculares.

3) Piquenique:

Os piqueniques são encontros ou reuniões realizados normalmente entre amigos, família, com a intenção de realizar uma refeição durante o dia e ao ar livre, buscando aproximar o contato daqueles que participam com a natureza (Vitto, 2021).

Agora já pensou o quão mágico poderia ser promover um piquenique com os seus alunos para abordar o tema saúde?


Sugestão: Iniciar o teórico em sala de aula sobre os nutrientes, tais como, carboidratos, proteínas, lipídios, sais minerais e vitaminas e sua importância para o bom funcionamento do organismo. Levar os estudantes em uma parque da cidade, solicitar que os mesmos levem pratos que contenha pratos equilibrados com os nutrientes estudados e preparados pelos alunos com o auxílio dos pais.


4) Caso de estudo:

O estudo de caso, também chamado de case, é uma ferramenta utilizada em estratégias de marketing como fonte responsável por validar uma proposta, através de pesquisas aprofundadas e minuciosas acerca do tema (KEEPS, 2021).

Uma sugestão para a data, é levar para a sala de aula, fichas de diferentes pacientes, destacando os sintomas que estes possuem, incentivando os estudantes a criar os diagnósticos dos pacientes, além de indicar as medidas profiláticas para cada um dos casos.


Boas práticas! Se aplicar uma das estratégias citadas, envie uma mensagem para a página contando como foi. Vou gostar de saber!!!


"O educador se eterniza em cada ser que educa." Paulo Freire



 
 
 

ความคิดเห็น


Post: Blog2_Post
bottom of page